Laranjas

variedades-laranjas-mapaPT

NEWHALL


newhall

Esta variedade é a primeira a ser colhida e está disponível para venda a partir de meados de Novembro, até meados de Fevereiro. A produção anual ronda as 550 ton. O fruto apresenta uma forma oval, com tamanho médio a grande (220 a 350g) e sem sementes. A casca é lisa, de cor laranja intensa e a sua polpa é sumarenta, doce e saborosa.

 

LANELATE


lanelate

No final de Fevereiro iniciamos a apanha da variedade Lanelate, que decorre até Abril. Esta variedade é originária da Austrália, obtida a partir de uma mutação do gomo da variedade Washington Navel. A nossa produção é de cerca de 300 ton. O fruto apresenta uma forma esférica, com um tamanho médio a grande, embora ligeiramente menor que na variedade Newhall. É também uma variedade sem sementes. A Polpa é de sabor doce e agradável, com brix elevado e baixa acidez.

 

RHODE e BARNFIELD


rhode

São variedades com origem na Austrália, sub-variedades da Lanelate mas ligeiramente mais serôdias, podendo permanecer na árvore sem perda de qualidade até meados ou mesmo final de Julho. A forma dos frutos, o calibre, e o sabor são idênticos à Lanelate. Como a Lanelate não têm sementes. A Barnfield em especial revelou muito boa adaptação às condições do Clima e de terreno da zona de Tavira, onde apresenta elevados níveis de produtividade e qualidade. Produzimos anualmente cerca de 350 ton destas duas variedades.

 

VALÊNCIA LATE


valencialate

Esta variedade é das mais distribuídas e cultivadas no Mundo, dada a sua capacidade de adaptação às mais variadas condições ambientais. Foi desenvolvida e aperfeiçoada na Califórnia e Flórida no início do século passado. O Fruto é de cor laranja, mas com um tom menos intenso que o das variedades de umbigo. É de tamanho médio (180 a 300g), de forma esférica e com calibre homogéneo. Não tem umbigo e poucas ou nenhumas sementes. A Casca é de espessura média, com superfície lisa. O sumo é abundante e com bom sabor. A colheita decorre preferencialmente de Maio ao final de Julho. Produzimos na ordem das 150ton. Esta variedade conserva-se bem no frigorífico.

 

LARANJA D.JOÃO


djoao

A “D.João” é uma sub-variedade da Valencia Late, desenvolvida em Portugal na  década de quarenta do século passado. Foi introduzida no Algarve na década seguinte, tendo revelado muito boa adaptação ao solo e clima da região. Mantém as características da “Valencia Late”, sendo no entanto ligeiramente mais pequena, mas mais doce. Tem poucas ou nenhumas sementes. É uma variedade que pode permanecer na árvore mais tempo sem perder qualidade. A nossa produção supera as 400 ton.